06 maio, 2009

Folha de loNDRINA 27/04/2009

Ler, brincar, divertir... É só começar
   Sem alar­de, a crian­ça­da foi che­gan­do com pu­nha­di­nhos de li­vros em­bai­xo do bra­ço. Ra­pi­di­nho, dei­xa­ram a ti­mi­dez de la­do e caí­ram na far­ra ar­ma­da no Ze­rão, cen­tro de Lon­dri­na, que mar­cou o lan­ça­men­to do pro­je­to ‘‘Bi­blio­te­ca Vi­va ­Itinerante’’. A en­so­la­ra­da tar­de de do­min­go que dei­xou ain­da ­mais bo­ni­ta uma das prin­ci­pais ­áreas ver­des da ci­da­de ilu­mi­nou tam­bém a ini­cia­ti­va que tem o no­bre ob­je­ti­vo de rea­vi­var en­tre os pe­que­nos as de­lí­cias da lei­tu­ra, do brin­car, da di­ver­são, da vi­da.

  ‘‘A ­idéia é ­abrir es­pa­ços pa­ra le­var cul­tu­ra às crian­ças e fa­zer acon­te­cer as ­brincadeiras’’, des­ta­cou a coor­de­na­do­ra do pro­je­to, Da­nie­la Fio­ru­ci. To­das as ma­nhãs de sá­ba­do até o mês de ou­tu­bro, a ca­ra­va­na da Bi­blio­te­ca Iti­ne­ran­te vai per­cor­rer pra­ças e ou­tros es­pa­ços pú­bli­cos le­van­do li­vros, brin­ca­dei­ras cir­cen­ses, con­ta­ção de his­tó­rias, mú­si­ca, no­ções so­bre ­meio am­bien­te e mui­tas ou­tras ati­vi­da­des. Co­mo uma das me­tas do pro­je­to é a for­ma­ção de no­vos lei­to­res, as crian­ças são in­cen­ti­va­das a le­va­rem li­vros que já le­ram pa­ra tro­car por ou­tros e, as­sim, fa­zer uma mes­ma ­obra cir­cu­lar por vá­rias ­mãos.

  Aos 8 ­anos, Ma­ri­na Be­nas­si de Ma­tos, leu tan­tos li­vros que até per­deu as con­tas: ‘‘­Leio pra­ti­ca­men­te to­da ­noite’’. On­tem, le­vou 14 tí­tu­los pa­ra tro­car por ou­tros. Os ir­mãos Mi­le­na So­ria­no de San­to, 8, e Lui­gi So­ria­no de San­to, tam­bém tro­ca­ram vá­rios li­vros. ‘‘­Acho Lon­dri­na ca­ren­te de ini­cia­ti­vas que le­vem cul­tu­ra aos par­ques pú­bli­cos, que são mui­to pou­co uti­li­za­dos. ­Achei mui­to im­por­tan­te es­te ­trabalho’’, va­lo­ri­zou a mãe dos pe­que­nos lei­to­res, Gea­ne Bar­ce­los So­ria­no.

  A ‘‘Bi­blio­te­ca Vi­va ­Itinerante’’, que con­ta com o ­apoio da As­so­cia­ção In­ter­cul­tu­ral de Pro­je­tos So­ciais, do Mi­nis­té­rio da Cul­tu­ra e do Pro­mic, es­ta­rá na Pra­ça da Ban­dei­ra na ma­nhã do pró­xi­mo sá­ba­do. ­Mais in­for­ma­ções po­dem ser ob­ti­das pe­lo ­blog www.bi­blio­te­ca­vi­vai­ti­ne­ran­te.blogs­pot.com ou pe­lo te­le­fo­ne (43) 3326-2672.

Luciano Augusto
Reportagem Local

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja bem vindo!