06 maio, 2009

folha de londrina 25/04/2009
Brincando na biblioteca
Fotos: Divulgação
Palhaço Coisa Fina: uma das atrações do evento
Radio Poste: programação feita na hora
Quem tem livro em casa, trate de levar um exemplar para trocar. Quem não tem, vá e desfrute dos volumes que estarão amontoados à espera dos leitores mirins durante o lançamento do projeto ''Biblioteca Viva Itinerante'', que ocorre amanhã, a partir de 15 horas, no Zerão, em Londrina.

O projeto consiste em estimular a circulação dos livros difundindo o prazer da leitura entre os baixinhos. A iniciativa, porém, é mais ampla: além do funcionamento da biblioteca ao ar livre, oferece várias atividades recreativas para a diversão da garotada.

Para amanhã, estão previstas desde uma oficina de perna-de-pau com o palhaço Coisa Fina e uma oficina de construção de brinquedos (a partir de reciclagem de garrafas pet) com o artesão Valdivino Brandão, até performances de malabares com o artista circense Miguel Matos, além de contação de histórias com Tião Balalão e Alessandra Leite.

E mais: oficina de kirigami com Ângelo; programação ao vivo da Radio Poste Itinerante (do núcleo de comunicação da Vila Cultural Alma Brasil); show do grupo de percussão L.A.T.A; e atividades de conscientização ambiental da ONG M.A.E. De acordo com Daniela Fioruci, coordenadora do projeto, a ''Biblioteca Viva Itinerante'' consiste em aliar o estímulo à leitura entre as crianças e a difusão da cultura popular.

''Ao contrário do que se pensa, cultura popular não é só Folia de Reis, mas também brincadeiras infantis, como jogar amarelinha, por exemplo. Por isso, procuramos criar um ambiente lúdico juntando um acervo de obras literárias infantis com um acervo de brincadeiras tradicionais'', explica. Ela conta que o acervo literário foi formado, em grande parte, a partir de campanhas de doação e troca nas escolas. As crianças levam dois livros e trocam por 1. Assim, conseguiram reunir cerca de 500 títulos.

Depois do lançamento no Zerão, a Biblioteca Viva percorrerá diversos pontos da cidade até o final do ano, sempre nas manhãs de sábado. Nos próximos quatro sábados, estará instalada na Praça da Bandeira, ao lado da Catedral. Em seguida, nos quatro sábados seguintes, será levada à praça do posto de saúde da Vila Brasil. No mês de julho, a iniciativa chega à Vila Marizia. O projeto é uma realização do Núcleo de Cultura Popular Alma Brasil, da Ong Alma.

Nelson Sato
Reportagem Local

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja bem vindo!