14 março, 2011

PENSANDO SOBRE...


Nesses dois anos de projetos já realizados, vamos descobrindo os caminhos que o projeto vai tomando, seja por nossas avaliações, seja pela apropriação das pessoas.
No inicio pensamos em um projeto voltado às crianças. Ler e brincar. Sabíamos que teríamos os pais acompanhando, mas descobrimos os pais participando efetivamente. Eles constroem carrinhos, lêem livros (tanto que uma pequena parte do acervo passou a ser destinado à leitura dos adultos), andam de perna de pau, pintam e, claro, se divertem assistindo palhaçadas ou ouvindo historias. Bom, os pais participando já foi uma surpresa, mas ter adolescentes participando foi uma surpresa muito maior!!! Praticamente em todas as edições, os adolescentes (que são os maiores ocupantes de praças), entram na brincadeira. Na maioria das vezes começam pela perna de pau, e, a partir daí, vão espiando e pegando livros, pintando e participando do todo.
Também propusemos o projeto em espaços públicos, principalmente praças. Descobrimos o valor da praça, a importância de ocupá-la saudavelmente, de otimizar essas áreas. Descobrimos que muitas praças tem boas condições e não são ocupadas. Em outras há muita sujeira e entulhos. Começamos a fazer mutirões de limpeza. Quando a Biblioteca Viva atua, não deixamos resíduos quando sua ação acaba. Ao contrario, muitas vezes deixamos em melhor estado do que encontramos e, com ajuda de mutirão, temos a educação ambiental como valor intrínseco ao projeto. Então, fomos descobrindo que ocupar praças e revitalizá-las também  é um de nossos grandes objetivos.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho de vcs, dá gosto ver esta multiplicação de livros e leitores. Bjs.Célia Musilli

    ResponderExcluir
  2. OLá Dani!!!
    Muito legal essa ação de vocês, parabéns!!!
    bjs

    ResponderExcluir

seja bem vindo!