28 março, 2012

em 2012!

oba!!!!

...passado o carnaval.... ai vem o projeto BIBLIOTECA VIVA ITINERANTE!!!

recomecaremos dia 15 de abril. Queriamos mesmo era começar dia 01 de abril - e nao é mentira nao -, pedimos autorizacao mas ja iria acontecer 2 eventos (no aterro do Igapó), e nao houve tempo para transferirmos e conseguirmos autorizacao.



entao.... dia 15, 22 e 29 de abril - DOMINGOS-das 15 as 18h, estaremos na praça perto da escola municipal Miguel Bespalhock, rua Apucarana, Cj Antares. esse será nosso primeiro ponto periferia.

dia 6 de maio teremos Biblioteca Viva com a participacao especial de Joba Tridente, no aterro do igapó.

Ele tambem ministrará a oficina Bonecos Animados, que procura tornar útil o que parece inútil: embalagens e sobras de papel, caixas de fósforos, prendedores de roupa, imãs de geladeira, tubos de papel-toalha e de papel higiênico - em agradáveis e divertidas criações muito animadas, que podem ser usadas em sala de aula ou teatro, como ilustrações ou intérpretes de histórias para todas as idades
  •                   encontro de 2 dias, com 4h cada.
  •                 Conteúdos: bonecos feitos com material reciclado, animação dos bonecos, contar historias.
  •                   DATA oficina: 4, 5de maio
  •           Local: Casa de cultura Uel - a confirmar
quem quiser conhecer melhor o trabalho do Joba, veja o blog:



19 março, 2012

CARNAVAL NA PRACA

o projeto carnaval na praca, quando enviamos:

O projeto CARNAVAL NA PRAÇA vem homenagear mestres da cultura popular de Londrina, e contribuir com o carnaval londrinense diversificando e oferecendo às crianças e à comunidade, a oportunidade de vivenciar o carnaval, incentivando a ação coletiva, ocupando espaços públicos, resgatando memórias e oportunizando uma vivencia carnavalesca prazerosa e saudável. Confeccionaremos 4 bonecoes dos mestres

Tema: propomos um tema que é ao mesmo tempo uma homenagem - aos mestres com carinho- aos mestres da cultura popular de londrina. São eles:

• Mestre Zé do bode, representando a cultura nordestina. Um dos principais sanfoneiros da cidade. Tocava em bailes no terreiros e café.
• Mestre roque, o livreiro – cordelista, livreiro , poeta e profundo conhecerdor da língua portuguesa
• Ya Mukumby – dona Vilma, Yalorixa, uma das principais referencias quando o assunto é cultura afrobrasileira
• Seu Garbosi – mestre da folia de reis, sendo que sua folia é reconhecida em vários estados, incluisve Minas Gerais, berço da Folia.
Os mestres serão homenageados confeccionando bonecões representativos de cada um.

Decoração e Bonecões: carnavalesco reconhecido, Alex Lima será responsável por conceber, criar e orientar a execução da decoração e dos bonecões. Os bonecões feitos para o carnaval passado serão reformados e será confeccionado os bonecões dos mestres para esse ano. A equipe de apoio auxiliara o carnavalesco

E o que foi.....









01 março, 2012

o pessoal do TRIOLE CULTURAL tem um blog bem bacana, e esta semana fizeram um post que vale a pena conferir.... vai la:
http://triolecultural.blogspot.com/2012/02/toda-quinta-gerson-bernardes-e.html?showComment=1330625565975#c3935370834028988121

OLHA ISSO! Livros que voam

Toda quinta, Gerson Bernardes e Alexandre Simioni escolhem um vídeo e compartilham aqui no triolé, sempre com algum comentário, sob a ótica do palhaço.

Lambreta e Mereceu em foto de Isabela Figueiredo
Livros que voam
Gerson Bernardes
Que é um prêmio comercial, banhado em mercado, em ideologia estadunidense, todos sabemos. Mas a entrega do prêmio do Oscar é, excluindo-se o glamour, um evento pró-sétima arte.
E neste ano, não que eu seja estudioso do evento e tendências da premiação, mas ficou evidente pelos dois mais premiados o clima de nostalgia do cinema.
Os grandes títulos e os grandes prêmios sempre sabemos quem são os ganhadores. Melhor ator/atriz, melhor diretor, melhor filme.
O vídeo do “OLHA ISSO!” de hoje é o vencedor na categoria melhor curta de animação. E, vai além, não só resgata ou tenta resgatar a essência do cinema, mas sim a de um bom livro. Fala, acima de tudo, da capacidade da arte de produzir no ser algo de humano.